O que é um Ministério de Música?
O ministério de música e artes é o serviço da Renovação Carismática responsável pela formação e acompanhamento das expressões artísticas: música, teatro, dança, pintura e outros, que tem atuação na Renovação Carismática Católica.
O ministério de música é o batalhão de frente do exército de Deus. É ele que usando música como manifestação artística abre o coração do povo e coloca em sintonia com Deus.
Sendo o batalhão de frente será sempre o mais tentado e o primeiro a ser atingido pelo inimigo. Por isso precisamos estar sempre preparados, na oração, jejum, confissão, penitência, etc, para não sermos pegos de surpresa. Todas as vezes que pecamos é por que a nossa oração ou Eucarístia não estão em dia.
Assim como um soldado que ao sair, para uma guerra, precisa estar preparado com armamentos, escudos, bombas, etc. Da mesma forma o músico precisa se preparar espiritualmente, para que através da música leve o povo a uma sintonia com Deus.
Aqui vale lembrar-se da importância da sintonia do animador com o pregador. Pois um precisa completar o outro. Sendo assim necessário entre o ministério a leitura da palavra do dia para uma escolha eficaz das músicas.
Qual a nossa função em um Ministério de Música?
Nossa missão é evangelizar através da música. Somos apenas instrumentos de Deus.Devemos aprender que não estamos no Ministério para dar show e muito menos para aparecer ou ser elogiado, estamos lá por vontade de Deus, para servimos a ele e quem deve ser glorificado é Deus, não nós. É claro que temos que nos esforçar para fazermos sempre o melhor, para que o nome de Jesus seja levado com maior dedicação e perfeição possível aos corações das pessoas. O que nós nunca devemos fazer é deixar o sucesso subir a cabeça e perder a humildade (aconselho a leitura de Filipenses 2,5-11). Por isso não esqueça: quem deve aparecer é Deus e não o Ministério de Música!
Como devemos nos apresentar para o Ministério de Música?
Primeiramente, não devemos usar roupas arrogantes para participarmos não só do Ministério de Música, mas de qualquer outro evento que ocorra dentro da igreja. Saias curtas, blusas e calças justas, decotes, bermudas, etc, não devem ser usados para participarmos da Celebração Eucarística, muito menos quando estamos “na frente” de uma comunidade. Tudo o que fazemos lá na frente está sendo visto pelo povo: as roupas que estamos usando, a forma que estamos cantando, se estão conversando muito e até se estamos em sintonia ou não com o que estamos cantando.
Devemos tomar cuidado, pois devemos ser exemplo para a comunidade, assim como o Padre, os leitores, os acólitos etc, e não ser motivo de comentários do tipo “ta vendo, fulana estava com uma saia justinha lá na frente, então por que eu não posso usar também?” ou “aqueles músicos não pararam de conversar a Missa inteira!” ou ainda “aquele fulano pensa que está fazendo um show.
Tudo isso deve ser percebido e alertado pelo coordenador do grupo. Devemos ser obedientes ás leis da Igreja.
Eis algumas sugestões que muito podem contribuir para um bom trabalho em um Ministério de Música:
1. Devemos ter pelo menos uma vez por mês um dia apenas para adoração e oração ao Senhor. Sem levar nenhum instrumento musical, irmos apenas agradecer, pedir perdão e adorar o Senhor. É também o momento de nos reconciliarmos dentro do nosso próprio Ministério e “lavarmos a roupa suja”.
2. Devemos estar sempre atualizados com relação às músicas novas, estudo sobre o instrumento que estamos ministrando (voz, violão, baixo, teclado, bateria...)
3. Nos ensaios, as músicas já deverão estar selecionadas anteriormente para não perder tempo de escolher as músicas na hora do ensaio ou, pior ainda, na hora da missa!
4. Se possível, chegarem todos os membros do Ministério antes da Missa ou Grupo de Oração para rezar com tranqüilidade antes de começar a tocar